sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Exercícios:
 
1- Completa as seguintes frases com as conjuncões adequadas.

a) Não gosto de maçã ________ de pera.

b) Ou vais ao cinema _______ à festa.

c) Ele não foi às aulas ________ estava doente.

d) Eu não quis ir à festa _______ inventei uma desculpa.

e) Fui para casa _______ começou a chover.

f) Ele tirou uma boa nota _______ estudou bastante.

g) Ele tem um carro tão bom _______ o do João.

h) Ele seria expulso _______ repetisse a brincadeira.

i) Eu fui ao cinema _______ não me apetecesse.

j) Era ele _______ tinha as chaves.

 

1.1- Indica a que subclasse pertence cada uma das conjunções que usaste no exercício anterior.

 

a) ______________________________

b) ______________________________

c) ______________________________

d) ______________________________

e) ______________________________

f) ______________________________

g) ______________________________

h) ______________________________

i) ______________________________

j) _______________________________

Nenhum comentário: