quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Terra dos meus sonhos Pitões das Júnias

Pitão das Júnias é uma aldeia granítica no meio da serra do Barroso, daquelas em que as vacas partilham as ruas com as pessoas. O Mosteiro data do século IX, e terá sido fundado por monges beneditinos. No século XIII passou para a Ordem de Cister, ficando dependente do Mosteiro de Santa Maria do Bouro. Um incêndio destruiu-o quase por completo na sequência dos ataques espanhóis de 1640,e em meados do século XIX, já depois da extinção das ordens religiosas, o seu estado de abandono facilitou acções de vandalismo que terminaram noutro incêndio, que o deixaram na ruína que é hoje. É esta ruína que 1950 é classificada como Monumento Nacional. O Mosteiro é um local de magia, não só pela grandeza da paisagem envolvente, mas também pela beleza das paredes graníticas e por nos transportar para épocas e vidas que podemos apenas vislumbrar.

A região, parte do Parque Nacional da Peneda Gerês, oferece inúmeras possibilidades de acividades ao ar livre, desde já começando pela caminhada pelas matas de carvalhos e cascatas da região, em que se pode sentir o ambiente que é descrito em Cornos da Fonte Fria.
Embora seja uma tendência recente, começa a ser possível provar a variedade de espécies de cogumelos que a fraga oferece. É importante que sejam escolhidos e manuseados por quem saiba.