sábado, 22 de setembro de 2012


Este texto não é meu foi um texto que corrigimos, no 7ºano, em meados de março imagino pertence a Jéssica Fernandes.

 A maioria dos homens, quando se refere a um “sonho de mulher”, quer encontrar beleza física, obediência, maternidade e gestão do lar. Recorrendo à atualidade, os anúncios publicitários usam e abusam deste ideal, na mira de venda de produtos variados. Deste modo, ficasse redutora e materialista do feminino. Porém, tal como diz o povo «as aparências iludem».

 Por outro lado, para as mulheres além dos aspetos físicos que valorizam muito, o aspeto psicológico contribui bastante para esse homem perfeito. Daí que o sentimento e o companheirismo sejam prioritários na vida de uma mulher.

 
Este resumo do Principezinho não é meu foi um site que encontrei enquanto pesquisava http://danielar325.blogspot.pt/2011/11/resumo-do-livro-o-principezinho.html  está muito sintetizado, espero que gostem.

Resumo do livro "O Principezinho"

  Resumo:

Este texto fala de uma pessoa que fez uma viagem no seu avião. O aviai caiu no meio do deserto.

Entretanto viu um menino que lhe pediu para desenhar uma ovelha. Como ele não sabia desenhar bem, desenhou uma caixa. Dentro dessa caixa estava a ovelha. Ele queria a ovelha porque ele vivia num asteróide muito pequenino. Lá às vezes nasciam embondeiros. Os embondeiros eram plantas que ficavam gigantes se não as arrancasse em pequenas e que podiam fazer o asteróide rebentar. No seu asteróide também tinha 2 vulcões ativos e 1 adormecido, eles chegavam-lhe ao joelho. Também tinha uma flor única no Mundo.

De seguida ele perguntou se a ovelha comia rosas e ele disse que sim. Por isso ele disse que lhe fazia um açaimo.

Ele saiu do seu asteróide porque já estava farto da flor. Depois de ter saído de lá visitou um asteróide onde habitava um rei e depois um onde habitava um vaidoso. No 3º habitava um bêbado, no quarto um homem de negócios, no 5º estava um candeeiro e um acendedor de candeeiros. O 6º era habitado por um geógrafo. O 7º planeta que visitou foi na Terra. A Terra tinha todas as profissões dos outros países, só que em “quantidades” muito grandes.

Ele caiu no deserto e encontrou uma cobra, perguntou-lhe pelos homens, mas ela não tinha visto ninguém.

Continuou o seu caminho e encontrou uma flor, perguntou-lhe pelos homens, mas ela só tinha visto uns á um ano. Ele continuou o seu caminho e encontrou um jardim cheio de rosas. Elas eram iguais à sua flor, por isso ficou infeliz, afinal a sua rosa não era única no Mundo.

Pouco tempo depois encontrou uma raposa que lhe pediu para o cativar porque assim teria uma pessoa importante para ele. Assim cada vez que a raposa olha-se para o trigo ia lembrar-se dele. Falaram sobre a sua flor e chegaram á conclusão que afinal a sua flor era única, porque o tinha cativado.

Abalou e encontrou um agulheiro e um vendedor. O vendedor vendia comprimidos para as pessoas não terem sede. Eles começaram a ter sede. Eles não tinham água nenhuma e pensaram que iam morrer á sede. No outro dia de manhã acharam um pouco e beberam água.

Ao lado do poço estava um muro em ruínas, lá em cima estava o principezinho e lá em baixo uma cobra. O narrador chegou lá e a cobra abalou.

Entretanto o narrador arranjou o avião. Nesse dia o principezinho e o narrador abalaram do deserto.

E a partir desse dia olhava para o céu e lembrava-se do poço que o narrador encontrou e que lhes salvou a vida. E o narrador ia-se lembrar do sorriso do principezinho quando visse as estrelas.

 

 Autor:

O autor deste livro é Antoine de Saint-Exuêry.

Foi ilustrador, escritor e piloto da Segunda Guerra Mundial.

Ele nasceu há cem anos, a 29 de Junho, em Lyon e morreu aos 44 anos de idade num acidente de aviação.

 


Contrato Pedagógico 2012-2013
Eu, _________________________________________, nº ___ da turma ___ do ____º ano, depois de refletir sobre as atividades e regras de conduta que permitem um melhor aproveitamento, comprometo-me na aula de Português a:



1. Atitudes e valores

• Participar com empenho em todas as atividades propostas pela turma;

• Comportar-me com correção e sentido de responsabilidade;

• Ser pontual e assíduo(a);

• Ser solidário(a);

• Respeitar a professora e os colegas, bem como as suas opiniões;

• Trazer o material necessário para a aula;

• Realizar os trabalhos de casa;

• Ter o caderno limpo e organizado /índice;

▪ Utilizar o computador somente para a pesquisa proposta.




2. Leitura

• Ler textos do manual selecionados;

• Ler textos produzidos pelos colegas;

• Ler obras completas: leitura orientada (obras do programa)
e leitura recreativa (biblioteca) – (…)

• Ler textos para informação e estudo.



3. Expressão escrita

• Escrever textos no caderno ou no PILP - Oficina de escrita.

- Por iniciativa própria;

- Por sugestão da professora;

- Resultantes de pesquisa;

- Produzidos na aula;

• Preencher as fichas de leitura e/ou guiões.
- Produzir



4. Expressão oral

• Participar oportuna e regularmente em atividades sugeridas pela professora e/ou pelos colegas;

▪ Sinalizar, através de dedo no ar, a participação na aula (aguardar autorização da professora);

• Dar o meu testemunho pessoal para o enriquecimento das atividades da aula;

▪ Expor as minhas dúvidas, dificuldades, opiniões e ideias;
Realizar fichas de avaliação da oralidade - Oficina da oralidade




5. Conhecimento explícito

• Realizar as atividades propostas quer nas aulas de Português, quer no apoio para preparação de exames, e estudar os conteúdos gramaticais - Oficina de Gramática;

• Realizar fichas de alargamento/remediação de conhecimentos.
Realizar 1 ficha de aval sumativa por período



6. Avaliação

• Contribuir para a avaliação de todo o trabalho efetuado individualmente e em grupo;

• Realizar 1 teste escrito de 90 m por período/modelo prova final de ciclo, com empenho e apresentação;

▪ Apresentar os testes de avaliação devidamente assinados à professora;

• Promover a auto e a heteroavaliação em várias atividades em contexto de sala de aula.




7. O Projeto de vida

O que queres fazer no futuro?

Como imaginas a tua vida daqui a uns anos?

Quais são os teus projetos pessoais e qual o contributo/papel da escola e/ou desta disciplina no seu alcance?



Aluno(a): ________________________________________________________________________

Professora: ______________________________________________________________________

Encarregado(a) de Educação: _______________________________________________________

                                                                                                                                     FONTE: PILP




Então o que é prometido é devido, e cá está o que podes encontrar no meu ou teu cantinho.
Contrato Pedagógico
Fichas de avaliação
Fichas de trabalho
Fichas informativas
Exames e testes intermédios  
Explicações de matéria do 9º ano
Alguns textos realizados nos anos anteriores (3º ciclo)


Daniela

Depois de um ano parado já estou no meu cantinho e já sabes se precisares de informações sobre Português ( agora já não é LP) deixa comentário.
Em breve vou deixar uma espécie de BI, para saberes o que encontrar.
Boas aulas! E com muito sucesso!
Beijinhos,
Daniela